Correndo e ganhando peso?

Você core, corre, treina, treina mas não consegue diminuir medidas nem o peso da balança. Se identifica com este drama?

Listamos aqui os 5 erros mais frequentes e os melhores truques para evita-los, confira!

 

Ingerir mais calorias do que precisa

Mesmo que você esteja correndo quatro vezes por semana, se não estiver ingerindo menos calorias do que gasta, o resultado vai ser manutenção ou ganho de peso. E se sua fome aumentou em comparação a quando você não corria, é provável que você esteja comendo mais calorias do que imagina. A matemática é simples – queimar mais do que ingerir –, e um truque que ajuda nessas horas é anotar tudo que se come e evitar comidas as "pisadas na jaca" após treinos longos.

 

Não aumentar a distancia da corrida

Se você já está correndo há alguns meses e não notou nenhuma diferença na balança (ou pior, só percebeu um aumento de peso), as chances que você esteja correndo "pouco" demais são grandes. Mais uma vez, aqui vale a regra da calculadora: deve-se queimar mais do que se ingere para perder peso. Correr somente 30 minutos três vezes por semana pode não estar fazendo  diferença na sua dieta; o melhor é sempre buscar aumentar a frequência semanal e o tempo de cada treino, buscando evoluir no esporte (e na dieta).

 

Ingerir bebidas muito calórica durante os treinos

Especialmente se você estiver correndo longas distâncias, é comum utilizar suplementos (como gel de carboidrato e bebidas esportivas) durante o treino. Mas cuidado: elas só se fazem necessárias se você for correr por 90 minutos ou mais – menos que isso, só água já basta.

 

Fazer sempre o mesmo treino 

Se você sempre corre a mesma distância no mesmo pace, é provável que seu corpo comece a ficar acostumado demais – e progredir fica mais difícil. Isso porque seu corpo passa a ser mais eficiente na corrida, além de precisar gastar menos calorias durante o treino; por esta razão, é essencial que se inclua treinos intervalados e/ou de maior distância na rotina semanal. 

 

Sofrer Lesões

É muito comum que, quando lesionados, os corredores mantenham os mesmos hábitos alimentares que possuíam quando estavam ativos – mas sem poder praticar nenhum exercício físico. Ninguém fica lesionado por vontade própria, é verdade; mas existem várias maneiras de evitar uma lesão. Alongamento antes e depois da corrida; exercícios de fortalecimento (principalmente do core, quadril e pernas); utilizar tênis apropriados; e 'ouvir' seu corpo quando ele dá sinais de cansaço.

 

Fonte: Vogue Globo