A importância da atividade física para quem irá prestar o ENEM.

Focar apenas nos estudos e deixar de lado os momentos de lazer e exercícios físicos pode prejudicar o desempenho do estudante e afetar sua saúde. Por isso, acrescentar à rotina atividades voltadas para o relaxamento e estímulo da autoconfiança é algo recomendado.

A prática de exercícios ajuda ainda a minimizar os níveis de estresse, tão típicos em épocas de prova. É um alívio nos períodos de tensão que envolvem o vestibular, a apresentação de trabalhos,provas e afins. Isso garante que a pessoa tenha ânimo para realizar todas as suas atividades sem sucumbir ao estresse.

 

Benefícios

- Quanto mais se trabalha o corpo, mais se exige do cérebro e, isso é muito positivo para a saúde e bem-estar de modo geral.

- Crianças e adolescentes que praticam atividade física com frequência apresentam uma performance escolar 20% superior à de alunos sedentários, de acordo com neurocientistas da Universidade de Illinois, EUA.

-Segundo recente estudo publicado pelo Journal of Pediatric Psycology, se a pessoa se sentir bem com ela mesma, ela ficará mais confiante, terá mais vontade de aprender e consequentemente o seu rendimento escolar será melhor.

- Praticar algum esporte ou exercício físico traz benefícios em aspectos físicos, emocionais e psíquicos. Se exercitar reduz dores no corpo, principalmente o desconforto causado por longas horas de estudos em uma mesma posição, além de melhorar os níveis de atenção e o sono. 

- A melhora nos quadros de ansiedade, nas dores pelo corpo e na resistência física está ligada a liberação de substâncias que atuam em tais aspectos, como é o caso da endorfina, popularmente conhecida como o hormônio do prazer. Vale ressaltar que os limites de cada pessoa devem ser respeitados para que os benefícios dos exercícios não se transformem em problemas causados pela prática em excesso.