Como está seu estilo de vida?
12 de setembro de 2020Que alimento posso substituir o arroz?
15 de setembro de 2020Doenças crônicas de saúde, como hipertensão, diabetes e doenças cardíacas, aumentam o risco de morte do Covid-19?
Um novo estudo aponta a própria obesidade como culpada. Uma análise de milhares de pacientes tratados em um sistema de saúde do sul da Califórnia identificou a obesidade extrema como o principal fator de risco de morte entre os pacientes da Covid-19. Mais surpreendentemente, entre os adultos mais jovens e de meia-idade até 60 anos ou menos, e particularmente entre os homens.
Entre as mulheres com a doença, o índice de massa corporal – uma medida da gordura corporal com base na altura e no peso – não parece estar independentemente associado a um risco aumentado de morrer em qualquer idade, disseram os autores, possivelmente porque as mulheres têm peso diferente do que homens, que tendem a ter mais gordura visceral e abdominal. O estudo foi publicado na revista Annals of Internal Medicine.
A obesidade e o coronavírus são uma combinação perigosa por uma série de razões.
A obesidade causa restrição à respiração, tornando mais difícil limpar a pneumonia e outras infecções respiratórias. A gordura é biologicamente ativa e uma fonte de produtos químicos pró-inflamatórios, promovendo um estado de inflamação crônica no corpo antes mesmo de Covid-19 se instalar. A obesidade causa alterações metabólicas e anormalidades, mesmo na ausência de diabetes.
O estudo não é o primeiro a apontar a obesidade como responsável pelas mortes de Covid-19 em pessoas mais jovens. Embora os primeiros relatórios da China e da Itália não enfocassem a obesidade como um fator de risco independente, os médicos de outras partes do mundo, onde a obesidade é mais prevalente, foram rápidos em perceber que os indivíduos mais jovens que ficavam muito doentes frequentemente eram obesos.
Apenas 6% da população chinesa é obesa, em comparação com 20% da população da Itália, 24% da Espanha e 20% no Brasil. Os Estados Unidos, por outro lado, têm uma das maiores taxas de obesidade do mundo, 42%, e consequentemente o país com maior taxa de mortalidade do Covid-19.
Há muito trabalho que podemos fazer para combater melhor a Covid e muito que podemos fazer para melhorar nossas estratégias contra a obesidade, alimente bem, exercite-se, mude seus hábitos !
A academia é seu melhor remédio!
Estamos aqui para te ajudar!
Gustavo Santana, Fitburn.